top of page
Buscar
Foto do escritorBárbara Lemos

Você conhece os termos diária de viagem e ajuda de custo

Você conhece quais são os significados da diária de viagem e ajuda de custo? Esses dois termos acabam gerando um pouco de confusão entre os clientes, promovendo a necessidade do auxílio de algum tipo de profissional da área de compras para ajudá-los a entender essas questões.


Quer saber mais sobre esse assunto? Leia nosso texto e tire as suas dúvidas sobre o seu funcionamento

O que é a diária de viagem?

A diária de viagem corresponde ao valor que a empresa paga para cobrir as despesas do profissional que viaja a trabalho. Entre esses gastos está a alimentação, deslocamento e hospedagem. A empresa pode entregar uma quantia de dinheiro, antes da viagem, ou reembolsar o funcionário de acordo com os gastos.

O que é a ajuda de custo?

A ajuda de custo não tem cunho salarial. Ela é uma verba indenizatória que é utilizada para as possíveis transferências, mudanças de domicílio ou o acompanhamento de clientes em eventos corporativos.

Como é realizado seu pagamento?

As diárias de viagens são despesas decorrentes das viagens corporativas. Elas podem ser pagas de forma habitual, porém, quando eles passam de 50% do salário-base mensal, elas passam a ter a natureza salarial em sua totalidade. Em alguns casos, é necessário realizar a prestação de contas por meio da apresentação dos comprovantes.


A ajuda de custo é uma obrigação compulsória, determinada pela lei, em casos de o empregador transferir o empregado para outras localidades, configurando a mudança de domicílio. Ela deve ser paga de uma vez só e com a finalidade de ressarcir as despesas de mudança de trabalho.

Qual a incidência de imposto?

Para as diárias de viagem, segundo a CLT, se o valor for superior a 50% do salário é necessário que ele seja integrado com a remuneração total do colaborador. Assim, elas passam a refletir nas horas extras, adicionais noturnos e periculosidade, descanso semanal remunerado, férias, 13º salário e recolhimentos do FGTS, INSS e IR.


Já na ajuda de custo, segundo a mesma legislação previdenciária, não incide sobre a contribuição feita por meio do pagamento em parcela única em decorrência da mudança de local de trabalho. Dessa forma, a ajuda de custo não sobre a incidência de INSS e FGTS, caso ela seja paga de uma vez só e com a finalidade de auxiliar na mudança.

Qual a melhor opção para a empresa?

As diárias de viagem são utilizadas para os gastos que os colaboradores têm com viagens corporativas, que configuram em passar apenas alguns dias fora. Nesse caso, ele serve para quando não é necessário que ele mude para uma outra localidade e é preciso fazer a prestação de contas.


Já a ajuda de custo é feita quando, por motivos de trabalho, o empregado tem que transferir a sua localização. Assim, esse pagamento deve ser feito apenas uma vez e tem a natureza de reembolso do funcionário.


Como pudemos acompanhar, existem diversas diferenças entre a diária de viagem e ajuda de custo. Quando for necessária a aplicação delas na sua empresa é preciso ter o acompanhamento de um profissional para que esses recursos sejam bem aplicados.


Quer saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba as novidades diretamente no seu e-mail.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page