Leia este texto e entenda o passo a passo para montar o seu cronograma capilar para tratamento caseiro.
Os nossos fios são afetados diariamente com a poluição, raios solares, química, tintura e o calor. Por isso, as nossas madeixas precisam de um tratamento específico que se encaixe no cronograma capilar. Essa agenda se organiza quando é preciso hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo. Os cuidados podem ser feitos dentro de casa.
Antes de começar, é importante conhecer as necessidades do seu cabelo. Para entender como montar o seu próprio cronograma, continue lendo este texto.
O que é o cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma rotina de tratamento que abrange: hidratação, nutrição e reconstrução. Esses três cuidados se intercalam ao longo da semana e realizam o tratamento do seu cabelo, conheça cada um deles:
Hidratação
Cabelos hidratados possuem maleabilidade e flexibilidade, evitando as quebras. Sendo assim, esse processo devolve a água que foi perdida nos fios e combate o ressecamento.
Nutrição
Cabelos nutridos têm os fios mais alinhados e as cutículas fechadas, o que mantém a hidratação. Dessa forma, a nutrição repõe a camada de lipídios do cabelo e protege os fios das ações externas.
Reconstrução
Fios quebradiços e afinados podem ser resolvidos com a reconstrução capilar. Com isso, a reconstrução repõe as proteínas que deixam os fios mais fortes e encorpados.
Como montar o seu cronograma capilar?
Cada cabelo é único e necessita de tratamentos específicos. Por isso, a ordem dos tratamentos varia com o estado do cabelo. Sendo assim, o cronograma funciona como uma base para você desenvolver seu plano de tratamento capilar.
Se você percebeu que seu cabelo está sem brilho, áspero e com pouco movimento, a hidratação é o foco do seu tratamento. Caso o frizz e os fios embaraçados sejam mais comuns, a nutrição precisa de destaque no cronograma. E se você fez algum tipo de procedimento químico, a reconstrução é o mais indicado.
Conseguiu identificar a necessidade do seu cabelo? Então, é hora de montar o seu cronograma capilar. Esse tratamento será dividido em três procedimentos ao longo das quatro semanas e o que muda é a necessidade do seu cabelo.
Cronograma para hidratação:
1ª semana: hidratação, nutrição e hidratação
2ª semana: hidratação, hidratação e nutrição
3ª semana: hidratação, nutrição e hidratação
4ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução
Cronograma para a nutrição:
1ª semana: nutrição, hidratação e nutrição
2ª semana: nutrição, nutrição e hidratação
3ª semana: nutrição, hidratação e nutrição
4ª semana: nutrição, hidratação e reconstrução
Cronograma para reconstrução:
1ª semana: hidratação, nutrição e hidratação
2ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução
3ª semana: hidratação, nutrição e hidratação
4ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução
Quais produtos são indicados para cada fase do cronograma capilar?
Em cada cronograma capilar é importante escolher os cosméticos capilares que contemplem os três passos. Dessa forma, é importante conhecer as propriedades que precisam constar nesses produtos como:
1.hidratação: produtos ricos em algas, pantenol, álcoois graxos, plantas, frutas e glicerina;
2. nutrição: óleos de coco e flores, manteiga de karité e cacau;
3. reconstrução: escolha produtos que tenham arginina, queratina e creatina.
Para montar o cronograma capilar, estamos preparando um kit de produtos que vai promover a melhor hidratação, nutrição e reconstrução nos seus fios. Acompanhe nossas páginas no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades.
Comments