Como forma de fazer as pessoas conhecerem melhor o local onde trabalham ou estudam, alunos e ex-alunos da UFOP produziram uma foto em 360º da UFOP. A imagem foi montada com a ajuda de uma equipe de Belo Horizonte, que tirou fotos de vários pontos da cidade com um drone para a montagem da imagem.
Confira no link, movimente a imagem com o mouse e dê zoom para visualizar melhor. A EMPRESA - A Usemobile foi criada por ex-alunos e alunos da UFOP e desenvolve aplicativos mobile e sistemas web. Há dois anos no mercado, a empresa conta com nove membros, que, além de desenvolver aplicativos, trabalham com marketing digital. Com o escritório em Ouro Preto, a empresa tem o projeto de criar um aplicativo de turismo para a cidade e um aplicativo para os estudantes da UFOP. O primeiro aplicativo que os membros da empresa desenvolveram foi o uGuide Festival de Inverno, usado durante o festival de 2014, para mostrar a programação e comentários das atrações do evento.
Segundo Conrado Carneiro, diretor de negócios, ao montar o escritório, surgiu a ideia de fazer uma forma de marketing diferente e de forma indireta. "Ainda na graduação, eu fazia aplicativos para algumas empresas e a procura foi ficando cada vez maior e a graduação foi ficando de lado. Então, decidi me formar primeiro e, depois, transformar isso em algo profissional. Mas não foi isso que aconteceu. Abri a empresa, chamei o Bernardo Reis, o Consultor de tecnologia, para ser o meu sócio e depois eu me formei." afirma o ex-aluno do curso de Ciências da Computação. EMPREENDEDORISMO NA UFOP - Como forma de incentivar o empreendedorismo dentro da universidade, a UFOP possui o Centro de Referência em Incubação de Empresas de Ouro Preto, o Incultec, que promove a disseminação tecnológica na região e incrementa ações inovadoras e de empreendedorismo na Universidade. Hoje, o Incultec pertence ao Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE), que está ligado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP). O Incultec alinha-se aos objetivos governamentais de elevar o Brasil à categoria de potência mundial na produção e utilização de tecnologias. Tais esforços fazem parte das metas da UFOP, que se junta ao Governo Federal, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e ao Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), no sentido de incrementar ações inovadoras e de empreendedorismo. Outra ação que incentiva o empreendedorismo entre os estudantes é o evento "Empreenda. Em Ação!", resultado de uma disciplina semestral, que trabalha questões de empreendedorismo na Universidade. O encontro é oportunidade para os alunos apresentarem seus projetos, que podem ser desenvolvidos no futuro e sensibilizar a comunidade a respeito dos assuntos de empreendedorismo.
Comments