Você se conhece bem? Ou já parou para pensar nisso? Essas são algumas das dúvidas que temos podem ser solucionadas com o autoconhecimento!
Nesse sentido, você já se sentiu sem perspectiva de futuro e sem saber o que fazer no dia de amanhã? Ainda assim, temos esse sentimento de dúvida e desmotivação podem ser um reflexo da falta de autoconhecimento.
Seja como for, se conhecer melhor faz parte de um processo que você deve fazer internamente. E você devem estar se perguntando: como fazer isso? Mas não se preocupe, vamos te dar 5 dicas para fazer esse exercício!
1. Reflita sobre as suas experiências para ter autoconhecimento
O que vivemos ao longo de nossas vidas influênciou o que nos tornamos hoje em dia. Por isso, para se enteder, precisamos investivar o nosso passado por meio de um exercícios simples!
Um dele é a Teoria do Setênios, do filósofo austríaco Rudolf Steiner. Nesta teoria, você divide a sua vida em períodos de sete anos. Depois disso, você começa a refletir sobre aquelas experiências que você teve e os seus resultados.
Fazer a reflexão sobre a sua vida é uma forma de ter autoconhecimento.
2. Questione as suas atitudes
Depois de entender as suas experiências, você deve questionar sobre os pontos positivos e negativos, e quais foram os seus efeitos na sua vida. A partir das perguntas, você começa a ter a percepção sobre quem você é.
Aprender quem é você e o que você quer ser é importante que ajudar a encontrar quais são os nossos objetivos de vidas. E isso pode ser tanto no campo pessoal quanto no profissional.
3. Entenda a sua relação com os outros
Nesse sentido, a maneira como nos relacionamos com os outros e o ambiente em que vivemos pode influenciar nas nossas vidas. Dessa forma, é importante que você pense em como você se sente nos lugares e com as pessoas que estão no seu dia a dia.
Assim, você vai perceber o que deve ser mudado em relação ao ambiente em que você vive e com as pessoas que estão ao seu redor.
4. Escute os feedbacks para ter autoconhecimento
Nesse sentido, sabemos que ouvir o que os outros têm a dizer sobre nós mesmos nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, não podemos apenas achar que as impressões dos outros são negativas. Ou seja, o importante é ouvir o que as outras pessoas têm a dizer.
Mesmo que, todos temos defeitos e podemos errar em vários aspectos das nossas vidas. Por isso, saber receber os feedbacks é uma forma de se autoconhecer para se desenvolver.
Por isso, você não deve acreditar em tudo que ouvir. Assim, é importante ter autoconhecimento e saber se as críticas são construtíveis ou não e perceber se elas vão te motivar.
5. Mude as suas atitudes
Logo depois de fazer todo esse processo de observação, reflexão e escuta, precisamos estar dispostos a mudar os nossos hábitos.
Depois de perceber que as nossas atitudes e rotinas não condizem com o que queremos para chegar ao nosso objetivo, precisamos buscar novos caminhos para chegar aos sonhos.
Pode parecer que se conhecer não é uma tarefa fácil, porém sem essa reflexão, você nunca vai saber se não se mover para chegar até lá. Dessa forma, fazer esse processo vai te ajudar a perceber o seu propósito de carreira e encontrar os caminhos para isso.
E você gostou das dicas para se conhecer melhor? Deixe um comentário sobre o que você faz para ter autoconhecimento.
Comentários